Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Projeto Jovem Aprendiz recebe visita de integrantes do Tribunal de Justiça

Notícias

Projeto Jovem Aprendiz recebe visita de integrantes do Tribunal de Justiça

publicado: 24/05/2024 10h21 última modificação: 24/05/2024 10h21

Estudantes inseridos no Projeto Jovem Aprendiz receberam, na manhã de quinta-feira, 23, representantes do Tribunal de Justiça do Estado, parceiro do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para a realização do Programa Novos Horizontes, que visa a qualificação de adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas.

No Campus Teresina Central, onde 14 alunos estão sendo qualificados em Administração, a juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude, Frida Costa Belleza e Silva, agradeceu a sensibilidade do reitor do IFPI, Paulo Borges e de todos os professores e coordenadores por terem percebido a importância que o Projeto Jovem Aprendiz desempenha na vida dos adolescentes. “Aqui tive a oportunidade de conversar com eles, que se mostraram gratos pela oportunidade, relatando que o acesso ao Instituto faz diferença em suas vidas”, complementou a juíza, que também é coordenadora da Infância e Juventude do TJ Piauí.

A pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, ressalta que os alunos são egressos, oriundos do curso de operação de microcomputadores, ofertado em 2023. “Seguimos nesta troca conjunta, dando continuidade ao projeto, formando novas turmas.”

Segundo a Diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária do IFPI, Cléia de Oliveira Souza, o projeto começou no dia 13 de maio e segue até 29 de outubro de 2025. “Com um ano e meio de qualificação serão inseridos no mercado de trabalho, por meio da empresa Servi-San”, explica, acrescentando que o programa de aprendizagem tem duas partes: formação teórico-profissional, realizadas pelo IFPI, através do curso de qualificação, e atividades práticas dentro de órgãos públicos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os adolescentes têm aula de 8h às 12h, com acesso às disciplinas de ética e cidadania, relações interpessoais, comunicação e redação de documentos oficiais, rotinas administrativas e atendimento ao público.

Além de professores, o evento contou com as presenças do diretor de Extensão do Campus Teresina Central, Reinaldo Lopes, da assistente social do campus, Samara Pereira, Socorro Leão, integrante da Coordenadoria da Infância e Juventude, Lucineide Veras, assistente social da 2ª Vara, Isabela Gomes, assistente técnica do Programa Fazendo Justiça (coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça) e Ayara Sousa, estagiária em psicologia.

O Programa Novos Horizontes é realizado pelo IFPI, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), juntamente com a empresa Servi-San.