Notícias
Projeto realiza ação educativa na zona rural de Teresina
Na terça-feira, 26, os participantes do projeto “A Parasitologia além da escola” realizaram mais uma ação de combate às parasitoses intestinais, com a distribuição de 152 filtros de água a moradores do povoado Cerâmica Cil, que fica na zona sul de Teresina.
O projeto é desenvolvido pelo professor Jurecir da Silva, do Campus Teresina Central, e conta com o apoio do Instituto Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Cerca de 350 pessoas participaram da atividade, que aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Wall Ferraz. Lá, além dos filtros de água, houve a entrega de kits higiênicos, com escova, pentes, creme dental, par de chinelos. Os moradores também receberam atendimento médico, nutricional, psicológico e participaram de atividades lúdicas.
“O projeto tem como objetivo traçar o perfil parasitológico de escolares em crianças de três a seis anos de idade com exame parasitológico de fezes e estabelecer relação dos parasitos encontrados com o estado nutricional das crianças propondo medidas profiláticas e tratamento adequados”, destaca o professor Jurecir.
Os filtros foram doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que foi representada, na atividade, pelo presidente do Departamento de Bem Estar Humanitário, Roberto Andrade, e pelos missionários Sister Lopes e Élder Lopes, que vieram de São Paulo para conhecer o projeto.
O Campus Teresina Central também colaborou com a participação do professor Marcelo Ventura e da servidora Maria Aparecida Guimarães, além de alunos do curso técnico em Análises Clínicas. A UESPI contou com presença da professora Simone Mousinho e de alunos do curso de Licenciatura em Biologia. E a Fiocruz contribuiu com a atuação do médico Felipe Aníbal Carvalho Costa.