Notícias
Reitor recebe pesquisadora francesa e professores que desenvolvem trabalho sobre soja
Na última segunda-feira, 10, o reitor Paulo Borges recebeu a pesquisadora francesa, Ludivine Eloy, e os professores do Programa de mestrado em Análise e Planejamento Espacial do Campus Teresina Central, Valdira de Caldas Brito Vieira e Antônio Joaquim Silva, que integram o projeto SOYPIBA (Soja, regulações ambientais e fronteiras agrícolas no Piauí e na Bahia), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, financiado pelo Programa CNPq/MCTI-Universal 2023, em parceria com o projeto SOYLANDIA (Les nouvelles régulations environnementales au service de la réactivation des fronts agricoles au Brésil ?), do Centro Nacional de Investigação Científica da Universidade Paul Valéry, Montpellier, França.
Os projetos estudam todos os aspectos da evolução e expansão da soja no Piauí e na Bahia, no sentido de compreender os mecanismos que permitem a coevolução entre as políticas ambientais e a expansão do agronegócio da soja na região do MATOPIBA.
No início do mês de junho a Coordenadora do SOYLANDIA, Dra. Ludivine Eloy e o pesquisador Sébastien Bainville estiveram em Uruçuí para coletar dados sobre o projeto e acompanhar o trabalho do estagiário do projeto, Malo Luce, que está em Uruçuí desde o início de maio e deverá ficar até o mês de agosto.
Além do encontro com o reitor, Ludivine visitou o Campus Teresina Central onde se reuniu com o Coordenador do curso de mestrado, Reurysson Moraes, o Diretor do Campus Teresina Central, Paulo Vilarinho, o Pró-reitor de Pesquisa, José Luís de Oliveira e o Diretor de Pesquisa, Renato Sérgio Soares.