Notícias
Servidor do IFPI é finalista no programa de inovação aberta ABI Academy Hack
Ailton Rodrigues, analista de tecnologia da informação do Campus Teresina Central do IFPI e doutorando em Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve o projeto OCR-InRe classificado para a final do do programa de inovação aberta ABI Academy Hack, evento organizado pela ABI-InBev.
O projeto OCR-InRe trata de uma aplicação de Reconhecimento ótico de caracteres que detecta e extrai textos de imagens de faturas. Além disso, com os dados extraídos será possível a descoberta de conhecimento e padrões através de processo de KDD e Data Mining sendo de vital importância pra tomadas de decisões empresariais. A equipe do projeto é composta também por Josenilton Vicente de Araújo e tem a orientação do professor Cleber Zanchettin.
“A partir da escolha da trilha OCR, especificamente para detecção e extração de textos de faturas da Ambev, partimos em pesquisar tecnologias open source que pudessem nos ajudar na fase de prototipação, fizemos testes com a API do Google Vision e Tesseract OCR. Nas participações das mentorias expusemos as dificuldades e resolvemos usar a linguagem Python para fazer o protótipo em um curto intervalo de tempo. Usamos o PyTesseract e foi disponibilizado para testes algumas faturas para testarmos na nossa aplicação”, explicou Ailton Rodrigues.
O programa ABI Academy Hack, que conta com parceira da Ambev Tech, tem o foco de estreitar o contato e atrair talentos graduandos das áreas de tecnologia, computação, programação e correlatas, além de promover um ambiente de tecnologia e colaboração para solucionar com inovação problemas reais do negócio Ambev nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial. Ao final do desafio, os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.
Confira mais informações no site da iniciativa.
Com informações do Centro de Informática da UFPE