Notícias
Sétima edição da Semana da Música movimenta Teresina Central

Apresentações de orquestras, violeiros, cantadores e cameratas, além de debates sobre cultura e arte enriquecem a programação.
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí iniciou, nesta segunda-feira, 20, a VII Semana da Música do IFPI. Em 2023 o evento tem por objetivo incentivar o aprendizado e a valorização da arte musical, enfatizando a música nordestina em todas as suas expressões.
O primeiro momento da abertura foi marcado pela visita dos alunos do curso técnico em Instrumento Musical à Casa do Cantador, espaço que abriga cordelistas e repentistas em Teresina. “É um ambiente cultural, não somente da música nordestina, mas da literatura e outras manifestações populares”, explica o professor Thiago Cabral.
No segundo momento, o professor do IFPI, Wilson Seraine trouxe para o auditório Maestrina Clóris de Oliveira a palestra: Cultura nordestina, pra que outra? Em sua fala, apontou que estas manifestações artísticas alimentam e nutrem a identidade cultural no Brasil. Para reforçar a valorização desta cultura, a comunidade acadêmica apreciou a banda de pífanos Cajú Pinga Fogo, acompanhada do cantor, compositor e professor do IFPI, Vagner Ribeiro.
Segundo Thiago, ao longo da semana, a música nordestina será discutida, sob diferentes matizes, tanto de música popular, de tradição oral, como também na música erudita. Para movimentar o campus, debates sobre cangaço, cultura, arte, Luís Gonzaga e a nordestinidade, além de apresentações de orquestras, violeiros e cantadores e cameratas. “Temos uma semana inteira de intensa programação artística, um presente que o curso de música do IFPI oferece a todos os visitantes, alunos, servidores e professores que atuam no Campus Teresina Central”.
O encerramento acontece na próxima sexta-feira, 24, com a solenidade de comemoração pelo aniversário de 53 anos da Banda de Música do IFPI.
Confira programação