Notícias
Técnico do Campus Teresina Central é 1º lugar em prêmio da UFPI
O Técnico em Laboratório do Campus Teresina Central, Heldeney Rodrigues de Sousa, recebeu na última sexta, 24, a premiação de 1º lugar no prêmio UFPI de dissertação e tese do ano de 2023 - nível Doutorado/modalidade acadêmica, Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, pelo trabalho “ Innovative Hydrogels condidted of natural polymers for technological application in agriculture”.
Segundo Heldeney, o tema do trabalho está relacionado com a problemática do crescimento populacional, pois segundo dados da ONU atingimos no ano de 2023 a marca de 8 bilhões de habitantes no planeta terra. “Juntamente com esta problemática, fenômenos como aquecimento global, estiagem e solos pobres em nutrientes, nos fazem ficarmos alertas com a segurança alimentar da população mundial. Com o objetivo de minimizar estes impactos, desenvolvemos novos hidrogéis superabsorventes, podendo estes terem como precursores o mesocarpo do babaçu ou a goma do exsudato do cajueiro”, explicou.
A tese de doutorado gerou 4 artigos já publicados em revistas cientificas e outro artigo que está em fase de publicação, além de diversas publicações em anais de congressos, buscando assim alcançar impactos socioeconômico, técnico- cientifico, sociais e contribuições tecnológicas.
“Recebi essa premiação juntamente com os outros envolvidos no trabalho, como uma forma de reconhecimento de muito esforço, dedicação e compromisso com o desenvolvimento cientifico e tecnológico do nosso pais, nos inspirando a continuar buscando a excelência em nossas atividades e a superar desafios futuros. Além disso essa premiação aumenta a visibilidade da nossa pesquisa perante toda a sociedade”, finalizou Heldeney.