Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central acolhe mostra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher

Notícias

Teresina Central acolhe mostra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher

publicado: 14/03/2023 11h38 última modificação: 14/03/2023 11h38
Exibir carrossel de imagens Exposição integra Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

Exposição integra Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

Até a próxima sexta-feira, 17, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí será palco da mostra “O que é violência doméstica e familiar contra a mulher?”. A atividade, realizada pelo Departamento de Gestão e Negócios, com apoio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, acontece no térreo do prédio B, onde são exibidas informações e ilustrações extraídas da cartilha de mesmo título da exposição, desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí.

A mostra é aberta a toda comunidade do IFPI e integra a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que vem desenvolvendo ações colaborativas para o conhecimento das disposições da Lei Maria da Penha, impulsionando reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

As atividades abordam ainda os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias e promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Dia Internacional da Mulher

No último dia 08 de março, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, foi proferida a palestra “Violência doméstica: uma causa de todos”, pela agente de Polícia Civil do Estado do Piauí, Nádia Lima Bezerra. A conversa teve participação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio do campus. “É sempre muito bom estar nesses espaços, proporcionando diálogos e compartilhando informação que levem, especialmente, à prevenção da violência”, comentou Nádia.

Para Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, essas discussões devem ser permanentes e parabeniza a ação do campus. “O engajamento da comunidade estudantil no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher é fundamental e requer ações contínuas e articuladas que contribuam para a mudança de cultura em direção à uma sociedade livre de violência”, avalia, o professor Franciéric Alves, diretor de Ensino do Campus Teresina Central.