Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central aplica provas da OBA e realiza lançamento de foguetes

Notícias

Teresina Central aplica provas da OBA e realiza lançamento de foguetes

publicado: 18/05/2018 10h55 última modificação: 18/05/2018 18h23
Exibir carrossel de imagens Aplicação da prova no Campus Teresina Central

Aplicação da prova no Campus Teresina Central

Estudantes de cursos técnicos da modalidade integrado do Campus Teresina Central participaram, nessa sexta, 18, da aplicação da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).  A ação foi coordenada pelo professor Leudimar Uchôa, com apoio dos professores Cassiano Antônio dos Santos e José Edílson Costa da Silva.

No total, 53 estudantes participaram da atividade, que teve duração máxima de 4 horas para a resolução da prova. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

MOBFOG -  Nesta mesma semana,  nos dias 16 e 17 de maio, alguns desses estudantes também participaram de ações da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Feitos de garrafa PET e movido a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio, os foguetes foram lançados na Fazenda Tamboriu, que foi cedida para essa atividade pelo empresário João de Deus. Um dos foguetes atingiu uma distância de 108 metros e a equipe do Instituto Federal do Piauí pode conseguir a classificação para a etapa nacional da MOBFOG, que será realizada em outubro deste ano em Barra do Piraí (RJ).

Segundo o professor Leudimar Uchôa, a intenção é de que os alunos alcancem bons resultados como conquistados em olimpíadas anteriores.  “Todos os professores estão empenhados e o mais importante é que nossos alunos estão aprendendo na prática como se faz ciência. Esse é o papel educacional de nossa instituição", destaca.