Notícias
Teresina Central aplica provas da OBA e realiza lançamento de foguetes
Estudantes de cursos técnicos da modalidade integrado do Campus Teresina Central participaram, nessa sexta, 18, da aplicação da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A ação foi coordenada pelo professor Leudimar Uchôa, com apoio dos professores Cassiano Antônio dos Santos e José Edílson Costa da Silva.
No total, 53 estudantes participaram da atividade, que teve duração máxima de 4 horas para a resolução da prova. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
MOBFOG - Nesta mesma semana, nos dias 16 e 17 de maio, alguns desses estudantes também participaram de ações da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.
Feitos de garrafa PET e movido a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio, os foguetes foram lançados na Fazenda Tamboriu, que foi cedida para essa atividade pelo empresário João de Deus. Um dos foguetes atingiu uma distância de 108 metros e a equipe do Instituto Federal do Piauí pode conseguir a classificação para a etapa nacional da MOBFOG, que será realizada em outubro deste ano em Barra do Piraí (RJ).
Segundo o professor Leudimar Uchôa, a intenção é de que os alunos alcancem bons resultados como conquistados em olimpíadas anteriores. “Todos os professores estão empenhados e o mais importante é que nossos alunos estão aprendendo na prática como se faz ciência. Esse é o papel educacional de nossa instituição", destaca.