Notícias
Teresina Central avaliará alunos do 3º ano em dezembro
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avaliará em 2021 as escolas que declararam ao Censo Escolar matrículas de Educação Infantil, 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e/ou 4ª série do Ensino Médio.
No Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), as provas serão aplicadas no próximo dia 07 de dezembro, a partir das 8h, presencialmente no campus, onde os estudantes responderão a um questionário e testes de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática.
O diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, lembra que com o resultado os estudantes podem alcançar níveis avançados de proficiência, mesmo em duas disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.
A aplicação dos instrumentos da avaliação ocorre de 8 de novembro a 10 de dezembro em todas as unidades da Federação. A coleta de informações para diferentes atores e em diferentes etapas escolares permitirá a ampliação de informações sobre a educação básica brasileira e fornecerá evidências para a formulação e reformulação de políticas públicas educacionais.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 poderão ser acessados pelos diretores escolares em até 190 dias após o término do período de aplicação da avaliação, por meio do Sistema Saeb. Os resultados por estado, região e Brasil serão divulgados em até 90 dias após a comunicação dos resultados preliminares.
No mesmo período, todas as escolas com aplicação censitária terão acesso aos seus resultados finais por meio do Boletim da Escola, que será disponibilizado no portal do Inep.
O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.