Notícias
Teresina Central celebra beleza negra
A festa da beleza negra marcou o encerramento da IV Semana da Consciência Negra, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Na manhã de sexta-feira, 8, o palco do auditório Maestrina Clóris de Oliveira reuniu estudantes com o objetivo de valorizar a cultura e percepção estética afro-brasileira. De acordo com a organização da atividade, a festa afirmou cores, história, raízes e identidades, incluindo a participação do Boi Estrela da Noite, reforçando a presença de uma cultura diretamente ligada ao movimento negro. Na ocasião, os alunos afirmaram que o preconceito é doença e que o amor vale mais.
Segundo a professora Raquel Costa a festa ressaltou a diversidade. Aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que se dedicaram à realização de mais uma Semana da Consciência Negra no campus, incluindo a Fundação Francisca Trindade, que doou a exposição fotográfica Trindade Vive, com imagens que lembram a atuação da ex-deputada Francisca Trindade.
“Agradeço às direções Geral e de Ensino do campus, aos professores, técnico-administrativos, alunos e ao Núcleo de Estudo e Pesquisa Afrobrasileiro e Indígena (NEABI), que contribuíram para a realização deste evento.
A semana prossegue com a seguinte programação estendida:
Dia 12/11 – Terça-feira 08h - 17h - Lançamento do Relatório do Observatório da Violência “PELE ALVO” Local: Auditório do Clóris de Oliveira
CURSOS DE FORMAÇÃO
Curso I: “UM DEFEITO DE COR” Travessia e chegada das Áfricas ao Brasil: os porões, a opressão, as mandigas, as resistências, as misturas e a construção do Brasil, brasil. Ministrante: Drª Sádia Castro: Professora/Pesquisadora do IFPI, Jornalista/ Antropóloga.
Curso II: DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Construindo um futuro antirracista Ministrante: Drª Ariane Lima Professora IFPI
Observação: Acontecerão ao longo do semestre letivo. Datas e horários a serem divulgados.