Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central celebra Dia Internacional da Mulher

Notícias

Teresina Central celebra Dia Internacional da Mulher

publicado: 08/03/2024 18h37 última modificação: 08/03/2024 19h08

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí deu início, na manhã desta sexta-feira, 08, à programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A abertura oficial aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, onde a professora Léia Soares deu as boas-vindas ao público presente, evidenciando a temática: diversidade das mulheres no contexto profissional e social.

Na ocasião, o diretor geral do campus, professor Paulo Vilarinho, destacou o papel de sua mãe, lembrando que esta o ensinou a ler, escrever e a respeitar as mulheres. “Temos que discutir este assunto diariamente com nossos filhos. Sejam fortes na educação, favorecendo a transformação do mundo”.

O diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, agradeceu a todas as servidoras que, direta ou indiretamente, contribuíram para a organização da atividade. “É o momento para refletirmos sobre o valor imenso que vocês agregam ao nosso ambiente de trabalho, com a força, determinação e sensibilidade que trazem todos os dias ao IFPI.”

Foram homenageadas com placas comemorativas pelos relevantes serviços prestados à instituição, as professoras: Elizabete Rodrigues Sales (Departamento de Gestão e Negócios), professora Lúcia Maria de Miranda Adad (Departamento de Indústria, Segurança e Produção Cultural), professora Luzia Áurea Bezerra Albano Barbosa (Departamento de Formação de Professores), Cleidiane de Oliveira (Departamento Pedagógico), professora Lina Maria Santana Fernandes (Departamento de Ciências Humanas e Letras) e a professora Sandra Elisa (Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Cultural).

“Estou aqui em missão especial, representando todas as minhas colegas, em especial do Departamento de Formação de Professores, porque nós temos uma missão para lá de especial, além de sermos professoras, somos professoras de futuros professores, e isso aumenta mais a nossa responsabilidade”, comentou a professora Luzia Áurea.

A professora Lina recordou o Programa Jovens Embaixadores, reconhecido pela instituição como uma oportunidade de intercâmbio, de curta duração, destinado aos estudantes da rede pública. “E se a gente falar de ancestralidade, falamos de grandes mulheres da humanidade. Maria da Penha, não podemos esquecer, é uma brasileira e tem feito toda diferença.” 

No segundo momento aconteceu a mesa de diálogo sobre assédio em ambiente de trabalho. Participaram membros do escritório de advocacia Sousa, Brito e Neres: Carla Nascimento, Diná Mendes e Jurandir Santos.

Alunas e servidoras também tiveram a oportunidade de participar de massagens relaxantes e atividades esportivas na quadra de esportes.

 Confira programação completa