Notícias
Teresina Central certifica alunos do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realizou, na última sexta-feira, 29, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, a solenidade de certificação das turmas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, ofertado por meio do Programa Qualifica Mais ENERGIFE.
Segundo o coordenador geral do Bolsa Formação, professor José Marconi Silva, o curso alcançou a margem de 62 aprovados. “Com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vocês estão caminhando para uma vida profissional melhor.”
O professor José Mascena lembrou que o mercado de trabalho está amplo, com intensas contratações no estado. “O Piauí é um dos pontos mais fortes da América Latina na área de energias renováveis e o campo é vasto para quem tem conhecimento técnico.”
“Celebramos o sucesso de mais uma turma extraordinária do curso técnico de instaladores de sistemas fotovoltaico”, disse o professor Francisco das Chagas Batista, coordenador do Programa Qualifica Mais ENERGIFE, ao parabenizar os alunos por alcançar este marco importante em suas vidas.
O professor Daniel Ferreira, ao representar o corpo docente, pontuou que os estudantes certificados já deram o primeiro passo. “Não parem mais de aprender, leiam e mantenham-se informados.”
Ao falar em nome da turma, a aluna Aniellen Maria Soares, reforçou que a conclusão da jornada não foi fácil. “Mas chegamos ao fim e temos oportunidade de entrar no mercado de trabalho por meio das energias renováveis.”
O evento contou ainda com a participação da supervisora adjunta, Wanessa Mascarenhas e das intérpretes de Libras, Delany Ramos e Gleyciane Santos, que acompanharam o aluno surdo, Paulo Henrique de Sousa, e Marcos Gabriel, engenheiro eletricista, que também está aprendendo Libras e auxiliou Paulo no desenvolvimento do curso de Energias.
Paulo Henrique é egresso do Teresina Central, onde estudou o técnico em Administração. Atualmente é estudante de Letras Libras na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Agradeço aos professores por terem entendido as minhas limitações e aos colegas estudantes pelo respeito durante as aulas”.
Delany explica que o curso proporcionou a inclusão do aluno com deficiência. “Outros estudantes já estão matriculados para as próximas turmas. Tem sido uma inovação na vida dos surdos.”