Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central discute mediação pedagógica em ambientes virtuais

Notícias

Teresina Central discute mediação pedagógica em ambientes virtuais

publicado: 27/08/2020 20h02 última modificação: 27/08/2020 20h02
Professor José Manuel Moran Costas, da Universidade de São Paulo (USP)

Professor José Manuel Moran Costas, da Universidade de São Paulo (USP)

Um dos maiores estudiosos do ensino híbrido no Brasil, professor José Manuel Moran Costas, da Universidade de São Paulo (USP), participou, nesta quarta-feira (26), por meio de webconferência, do projeto “Conexão Biológica: metodologias inovativas no ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido por docentes do IFPI - Campus Teresina Central.

Na ocasião, tratou da mediação pedagógica em ambientes virtuais, abordando estratégias didáticas integradas. Ao expor o conceito de híbrido, destacou ser uma modalidade pedagógica que combina atividades em sala de aula com atividades digitais.

O projeto

Visa estabelecer um espaço único para que coordenadores, professores e alunos das ciências biológicas e áreas afins possam refletir sobre o cenário das metodologias acadêmicas contemporâneas, a integração e a troca de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores, por meio de ferramentas da internet e tecnologias associadas.

Para isso, proporciona a interação dos participantes com especialistas locais e nacionais das áreas de educação acadêmica e cria uma rede de pesquisadores com o intuito de discutir vivências inovadoras sobre ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão.

Conteúdos

Estão alinhados à pesquisa científica, formação de professores, extensão universitária e serão coerentes com as demandas atuais das comunidades externa e interna ao Instituto Federal do Piauí, no aspecto de pandemia da Covid-19.

De acordo com o calendário, as atividades se estendem até o dia 23 de outubro, contando sempre com a participação de especialistas locais e nacionais das áreas de educação acadêmica.