Notícias
Teresina Central discute retorno gradual em Encontro Pedagógico
Com o intuito de apresentar aos docentes o planejamento das ações a serem desenvolvidas durante o retorno das atividades no modelo híbrido, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciou, na última terça-feira (1º), o Encontro Pedagógico 2022.1.
O evento, realizado de forma presencial, no Auditório Maestrina Clóris de Oliveira, e transmitido pelo Google Meet, contou com a presença do diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, que em nome do diretor geral do campus, professor Paulo de Tarso Vilarinho, deu as boas-vindas a todos os docentes na retomada gradual às aulas semipresenciais.
“Agradeço o empenho de cada um de vocês neste processo. Agora iniciaremos um novo”, disse Franciéric antes de apresentar as soluções a serem aplicadas no modelo médio integrado, bem como as proposições para as modalidades concomitante/subsequente e superior.
Lembrou que todos os procedimentos se iniciaram com a Portaria Normativa Nº1/2022, que dispõe sobre a retomada gradual das atividades presenciais e atualiza as diretrizes pedagógicas que regulam as ações acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do IFPI. Na ocasião, apontou possíveis cenários que poderão ser adotados no ensino médio, explicando sobre as modalidades síncronas, assíncronas e híbrido replicado.
Ao tratar dos protocolos de biossegurança para o retorno às aulas, apresentou os investimentos já aplicados no campus, entre eles, dispenser de álcool em gel, elevadores reservados apenas para quem tem necessidade de locomoção, tapetes sanitizantes nas entradas, termômetros para aferição de temperatura corporal, além de carteiras, já organizadas de maneira que garantam o distanciamento, otimizando assim o quantitativo de aluno em sala de aula, dentro de uma margem de segurança. “Por conta de várias experiências presenciais seguras, já executadas no Campus Teresina Central nos últimos meses, nos sentimos confiantes para convidá-los a participar deste Encontro Pedagógico”.
Vale lembrar que as aulas se iniciam no próximo dia 14 de fevereiro para todas as modalidades de ensino e que até o dia 11 deste mês, professores e coordenadores irão planejar e definir o cenário a ser adotado em cada disciplina/módulo. Acontecerá também a ambientação dos alunos pelas coordenações.
Participaram deste primeiro dia do Encontro, no turno manhã, professores do Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Alimentícia (DIASPA) e do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL). À tarde, foi a vez do Departamento de Gestão e Negócios (DGN) e Departamento de Formação de Professores (DFP). Na manhã desta quarta-feira, 02, estarão reunidos os professores do Departamento de Indústria, Segurança e Produção Cultural (DISPC).