Notícias
Teresina Central discutirá proteção de meninas e mulheres em contexto de desigualdade de gênero
Com o objetivo de discutir desigualdade de gênero, situações de violência e as formas de enfrentamento, especialmente no atual contexto de distanciamento social, em decorrência da Covid-19, o Instituto Federa do Piauí - Campus Teresina Central – por meio do Projeto de Extensão “Prevenção se faz com informação”, realizará mais um debate virtual. O evento, que acontecerá na próxima sexta-feira, 19, a partir das 10h, no Instagram @ifpiaui, terá participação de gestoras que atuam junto às políticas públicas para meninas e mulheres.
Para esta edição foram convidadas a assistente social e mestra em sociologia, Macilane Gomes, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, e a coordenadora de Projetos da ONG Plan-International, a pedagoga e ex-presidente do Fórum de Direitos de Crianças e Adolescentes, no município, Luana Nogueira.
Na ocasião, as participantes irão discutir desigualdade de gênero, os projetos desenvolvidos por cada uma das instituições em que atuam, mostrando as formas de acessá-los. Abordarão ainda os desafios impostos à proteção de meninas e mulheres.
“A temática é extremamente necessária, pois é preciso difundir, ao máximo, as formas de enfrentamento à violência de gênero”, comenta a coordenadora do projeto, Samara Pereira. Segundo ela, a ação favorece o avanço rumo a uma sociedade que realmente respeite meninas e mulheres, que convivem diariamente com o medo de alguma forma de violação de direitos.
Desafios
A desigualdade de gênero é um dos grandes desafios a serem enfrentados em várias sociedades, dentre as quais o Brasil tem destaque. Persistem diferenças em vários espaços, como trabalho, gestão e política, ainda que as mulheres tenham avançado bastante quanto à escolaridade, alcançado indicadores superiores aos dos homens. Essas desigualdades de gênero, segundo a coordenação do projeto, são fundadas especialmente sobre a dimensão cultural e, até os dias atuais, ainda expõem mulheres e meninas às situações extremas de violação de direitos, como a violências de ordem psicológica, física, sexual, dentre outras.
A atividade é desenvolvida pelo Serviço Social do Campus Teresina Central, em parceria da Diretoria de Comunicação do IFPI (Dircom). Tem centralidade na defesa e proteção aos Direitos Humanos de famílias e seus membros, impactados pelas consequências socioemocionais, geradas pelas novas situações trazidas pela pandemia do Coronavírus, buscando minorar esses efeitos.