Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central entrega placas BitDogLab aos alunos do EmbarcaTech no IFPI

Notícias

Teresina Central entrega placas BitDogLab aos alunos do EmbarcaTech no IFPI

publicado: 13/01/2025 11h10 última modificação: 17/01/2025 11h10

Professores do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realizaram, na tarde de sexta-feira, 10, a entrega das placas BitDogLab para os participantes do programa de capacitação EmbarcaTech no IFPI. Esse programa de Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados tem o objetivo de capacitar profissionais em tecnologias de Sistemas Embarcados e aplicações em Internet das Coisas, aliando a teoria e a prática, com o propósito de contribuir com a inovação e desenvolvimento do setor, suprimindo a alta demanda mercadológica.

O evento aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, onde foram entregues 193 placas aos alunos dos cursos superiores, regularmente matriculados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Informática, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Geoprocessamento que passaram pela primeira fase de capacitação inicial, online, com 3 meses de duração.

A aluna do primeiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sara Lopes, diz que é uma grande oportunidade começar o curso e já conhecer o mercado de sistemas embarcados, aprender mais sobre software, hardware, eletrônica e programação. “As monitorias são interessantes e serão úteis na graduação de ADS.”

O professor Antônio Aurélio Barbosa avalia de forma positiva a participação dos alunos, que partem agora para uma modalidade prática. “Antes, estávamos só na parte teórica, agora vamos usar estes conhecimentos e aplicar na placa que eles receberam”.

Sobre o programa

É composto por duas fases, conta com uma capacitação inicial, on-line, com 3 meses de duração e certificação e, posteriormente, uma Residência Tecnológica, destinada aos alunos aprovados na primeira fase, conforme critérios das executoras. A Residência ocorrerá em formato híbrido, com duração de 12 meses e oferta de bolsa de estudos.

Durante o programa, os participantes aplicam o conhecimento adquirido em estudos de caso e projetos práticos, abordando desafios em áreas como educação, segurança, indústria e saúde, especialmente em aplicações da Internet das Coisas.