Notícias
Teresina Central faz busca ativa de alunos para cursos EJA
Alunos dos cursos superiores em Secretariado e licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática do Campus Teresina Central, em parceria com equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), realizaram, de 17 a 19 de janeiro, ação conjunta de busca ativa de alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sob coordenação da equipe do Programa EJA Integrada-EPT, organizada pela professora Leia Soares e as pedagogas Fabiana Araújo e Rosilda Alves, a atividade foi desenvolvida nas localidades e bairros de Teresina, como: povoado Atalaia, Cocal, Soturno, e Mucuin; localidade São Pedro no povoado Santa Isabel e os bairros da zona norte de Teresina: Conjunto São Joaquim, Parque Alvorada e Matadouro.
O objetivo foi realizar busca ativa de alunos para modalidade EJA, nos bairros e localidades/comunidades das escolas parceiras do Programa EJA Integrada-EPT no município de Teresina, realizando conversas porta a porta na divulgação e efetivação das matrículas para modalidade EJA nas escolas municipais: Dona Isabel Pereira; Deputado Antonio Gayoso e Coronel Pedro Borges.
Houve ainda a divulgação e pré-matrículas dos alunos para os cursos do PROEJA ensino fundamental em Operador de Caixa e Vendedor que será ofertado pelo Campus Teresina Central.
“Essa ação é essencial para sensibilização e motivação das pessoas jovens, adultas e idosas que interromperam seus estudos ou nunca frequentaram a escola e precisam retornar os estudos para se qualificar profissionalmente. Já para nossos estudantes das licenciaturas representa uma experiência ímpar na formação inicial de professores, pois conhecer a realidade social e pessoal dos alunos de EJA é imprescindível para educação ser mais humanizadora e de qualidade”, disse a professora Leia Soares.
Esta atividade foi denominada “Missão EJA-EPT”, que envolve pesquisa e extensão, significou uma experiência piloto que será estendida para outras escolas municipais e também através de outras parcerias, como a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), os demais campi do IFPI, inclusive com a célula de pesquisa em EJA da Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual a professora Leia Soares também faz parte.
Essa ação pretende ser contínua durante toda a vigência dessas primeiras turmas de EJA do Programa EJA Integrada-EPT (2024-2025).