Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central inicia IV Semana da Consciência Negra

Notícias

Teresina Central inicia IV Semana da Consciência Negra

publicado: 05/11/2024 22h14 última modificação: 05/11/2024 22h14

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) já iniciou a IV Semana da Consciência Negra. A abertura das atividades aconteceu nesta segunda-feira, 04, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, com bênçãos iniciais de Mãe Lucélia de Oxum, apresentações culturais e conferência sobre Letramento racial e educação antirracista, com a professora Francisca Nascimento, militante do movimento negro no Estado.

A programação agrega também uma identidade visual que reflete memórias e resistências como a exposição “Piauí Afro: as manifestações culturais e cultura material da negritude”, exibida no Memorial IFPI. No bloco C, painéis homenageiam a parlamentar Francisca Trindade, com a história de luta da vereadora, deputada estadual e federal, falecida em 2003.

Na palestra desta manhã de terça-feira, 05, a professora de História, Raquel Costa, promoveu o lançamento do Dossiê Esperança Garcia – símbolo de resistência na luta pelo Direito. Na ocasião falou sobre A carta de Esperança e os usos da memória da escravidão para a construção da identidade negra piauiense.  De acordo com a pesquisadora, a carta foi encontrada no Arquivo Público do Piauí pelo historiador Luiz Mott, quando realizava sua pesquisa de mestrado. “O texto, em uma única página, escrito à mão, trata-se do documento mais antigo de reivindicação de uma pessoa escravizada a uma autoridade.”

Na ocasião, os alunos leram cartas escritas por estudantes do IFPI, direcionadas a Esperança Garcia, expressando respeito por sua história. “Hoje o Piauí é diferente de sua época, temos escolas e faculdades que falam de direitos e igualdades.”

A programação segue com palestras, mesas-redondas, exposições, apresentação teatral e exibição de documentários, contando com a participação de discentes do ensino médio, técnico e superior. A aluna de Segurança do Trabalho, Rita de Cassia, trouxe para o Semana atabaques e berimbaus, seus instrumentos de capoeira. “Sou capoeirista, trouxe um pouco do meu ser, da minha vida e de minha cultura.”  

O evento, que segue até o dia 12 de novembro, é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa Afrobrasileiro e Indígena (NEABI), que em 2024 discute a temática: Construindo um IFPI Antirracista.

Veja programação