Notícias
Teresina Central inicia oficina voltada para ensino coletivo de banda marcial

A oficina segue até o dia 13 de setembro, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira.
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí iniciou nesta segunda-feira, 11, a oficina “Tocar Junto – Ensino Coletivo de Banda Marcial”. A atividade, que visa apresentar a estudantes, regentes e professores de música proposta de método como ferramenta necessária para aprimoramento técnico musical, está sendo ministrada pelo professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcelo Eterno Alves.
“O Campus Teresina Central já oferece o curso técnico em Instrumento Musical, então a oficina só tem a agregar aos participantes que irão conhecer um material implantado na rede estadual de educação do estado de Goiás”, explica Marcelo ao falar do método de ensino coletivo para bandas.
Segundo ele, o músico nunca está sozinho ao tocar um instrumento, pois seu corpo tem a companhia do violão e de sua própria voz. “Ao tocar com muitas pessoas é necessário conexão, seja física, no som ou no olhar. E isso só acontece quando estamos juntos.”
Durante a abertura, o diretor de Extensão, professor Reinaldo Lopes, deu as boas-vindas aos participantes, representando o diretor geral do campus, professor Paulo Vilarinho. “Esta oficina trará enriquecimento, tanto para nossos alunos, quanto para o público externo.” Na oportunidade, o professor Eraldo Lopes, regente da Banda de Música do IFPI, ressaltou que esta é a primeira vez que o curso acontece no estado. “Agradeço ao professor Marcelo que se prontificou a ministrá-lo.”
Na opinião do professor José Mascena Dantas, chefe do Departamento de Indústria, Segurança e Produção Cultural, trata-se de um evento de suma importância para a música no Piauí.
Também participou da abertura o sexteto de metais, formado por integrantes da Banda 16 de agosto. A oficina segue até o dia 13 de setembro, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira.