Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central inicia programação de acolhimento

Notícias

Teresina Central inicia programação de acolhimento

publicado: 04/02/2022 13h29 última modificação: 04/02/2022 13h29

A jornada de acolhimento aos estudantes do Campus Teresina Central teve início na manhã desta quinta-feira, 03, no Auditório Maestrina Clóris de Oliveira, onde estiveram presentes as turmas do 2º e 3º anos dos cursos Técnicos Integrados, recepcionadas pela Direção de Ensino e representantes de departamentos, que repassaram os principais informes sobre o retorno às aulas no formato híbrido, neste primeiro semestre de 2022. 

Em sua fala, o diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, destacou que, mesmo diante de uma pandemia, a instituição não desistiu de oferecer aos alunos um ensino de qualidade. “Tivemos que nos adaptar ao ensino remoto com empenho, em um difícil processo”, disse, lembrando que o Plano de Retorno às aulas foi preparado por diretores, coordenadores, departamento de saúde, além de uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas. 

Segundo Franciéric, a proposta obedece aos decretos estaduais vigentes da Secretaria de Saúde e à Portaria Normativa nº 1/2022 do IFPI, que dispõe sobre a retomada gradual das atividades. “Temos ainda o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus que avalia diariamente a situação no campus.” Reforçou que as aulas serão no modelo híbrido, mas que estudantes podem solicitar autorização para não participar das atividades presencias.     

“Cada um de vocês deve cumprir o seu papel, tomando os cuidados necessários”, pontuou a Técnica em Assuntos Educacionais, Marília Lopes, dirigindo-se para a plateia, onde também se encontravam os representantes de turma. O psicólogo Adriano Mesquita descreveu o conteúdo da cartilha que traz orientações fundamentais para o retorno gradual dos alunos. Em seu conteúdo, há informações sobre perdas e emoções vividas durante a pandemia. Os discentes ouviram ainda esclarecimentos sobre o Departamento de Saúde do campus, que oferece assistência médica, odontológica, psicológica, de enfermagem, fisioterapia e exames laboratoriais. 

O estudante do curso técnico em Mecânica, Pedro Barros, disse estar ansioso para retornar ao presencial. Já o aluno Henrique Sousa, do segundo ano do curso de Eletrotécnica, aproveitou a oportunidade para trocar os livros do primeiro ano. No encerramento, os discentes receberam brindes, disponibilizados pela Reitoria, e degustaram lanches no refeitório da escola, respeitando o distanciamento social e fazendo uso de álcool em gel. 

O acolhimento segue presencialmente para os estudantes dos cursos Técnicos Integrados até o dia 11. No período de 21 a 25 de fevereiro, será vez das turmas ingressantes. Os alunos dos cursos concomitante/subsequente e superiores terão suas ambientações realizadas pelas coordenações, entre os dias 7 e 11 de fevereiro.