Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central lança diretrizes sobre uso de celulares e dispositivos eletrônicos

Notícias

Teresina Central lança diretrizes sobre uso de celulares e dispositivos eletrônicos

publicado: 21/03/2025 11h02 última modificação: 21/03/2025 11h02

A Direção Geral do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou Ofício Circular 2/2025, que dispõe sobre diretrizes para uso responsável de celulares e outros dispositivos eletrônicos, voltadas aos alunos dos cursos de nível técnico integrado ao médio, conforme prevê a Lei Federal nº 15.100/2025.

Norma que trata da utilização por estudantes de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, inclusive telefones celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica, com o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes.

No campus, o assunto já está sendo divulgado entre os estudantes, durante a programação de acolhimento dos novos ingressantes 2025.1. Na ocasião, o psicólogo, Adriano Mesquita, mostra a importância de restringir o uso de celulares, apontando que sua utilização excessiva prejudica o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e que redes sociais podem ser viciantes, expondo usuários a riscos.

Conforme ofício, os estudantes que optarem por levar seus telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos para o campus deverão, sob sua guarda, desligá-los, sem permissão de acessá-los durante o período de atividades pedagógicas, excetuando-se os casos previstos em lei.

Estas normas destinam-se exclusivamente a estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao médio do Campus Teresina Central.

Ambientação

Até sexta-feira, 21, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, os alunos estão sendo acolhidos pela Diretoria de Ensino. A atividade conta com a participação de representantes de setores como Psicologia, Saúde, Controle Acadêmico, Biblioteca, Serviço Social, Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e Departamento Pedagógico.