Notícias
Teresina Central promove ação de sustentabilidade com catadores de materiais recicláveis
Alunos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveram, no dia 15 de fevereiro, o evento “Dia D REciSaber: Rh em Ação para sustentabilidade com catadores”.
A atividade, apoiada pelo Departamento de Gestão e Negócios (DGN), foi a conclusão da disciplina Extensão Curricular 2, envolvendo estudantes do módulo IV e membros cooperados do Movimento Emaús Trapeiros, localizado no Bairro Samapi em Teresina.
Durante a programação, a professora Lyvia Basílio, que coordena o projeto “Consultoria em Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis de Teresina”, fez a abertura apresentando a turma e os objetivos da ação. Os estudantes realizaram dinâmica de apresentação, buscando integrar a todos. Entregaram folders informativos sobre direitos previdenciários para catadores, oportunidades para cooperativas de reciclagem e sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho. Os participantes receberam ainda cartões da campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.
Houve também a realização de ginástica laboral, conduzida por estudantes do curso, destacando a importância do cuidado com a saúde física e mental. Temas como a importância da valorização dos catadores de materiais recicláveis para um mundo mais sustentável, do trabalho em equipe, da comunicação organizacional e relações interpessoais, bem como da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram discutidos em forma de bate-papo com os membros e catadores de materiais recicláveis do Movimento Emaús.
A programação encerrou com um lanche compartilhado, sorteio de brindes e depoimentos, tanto dos cooperados como de estudantes sobre a ação. Ao avaliar o Dia D REciSaber, a professora Lyvia diz que houve excelente recepção pelos membros da Cooperativa, coordenados por Francisca Ferreira dos Santos. “Proporcionou a todos os envolvidos uma troca de conhecimentos e experiências, demonstrando a importância da extensão na formação dos estudantes e o seu impacto social.”
Sobre o Movimento Emaús
Nasceu na França, por iniciativa do religioso Abbé Pierre, para aliviar a dor dos que sofrem com a pobreza e combater as causas da miséria. O movimento se espalhou pelo mundo e chegou ao Piauí em 1997. Em Teresina, eles recebem doação de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados e materiais recicláveis, basta ligar para os números (86) 3234-9299, 99407-1889 ou 99455-1505.