Notícias
Teresina Central promove ambientação para ingressantes nas licenciaturas
Alunos ingressantes nas licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí foram acolhidos, nesta segunda-feira, 27, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, por diretores, chefia do Departamento de Formação de Professores, coordenadores dos cursos e estudantes veteranos.
Na ocasião, o diretor geral, professor Paulo Vilarinho, deu as boas-vindas aos novos discentes. O diretor de Ensino, Francieric Alves, parabenizou a equipe organizadora do evento e a todos os estudantes aprovados no primeiro vestibular, realizado após 13 anos, como única forma de ingresso nos cursos superiores do IFPI. “Que o campus possa ofertar a todos vocês o que tem de melhor como base de conhecimento”.
A professora das disciplinas pedagógicas, Leia Soares da Silva, explica que a ação faz parte do projeto Licenciaturas em conexão: formando professores para a educação futura. “Estamos dando voz aos alunos do ensino superior, que estão neste processo de formação inicial, para que possam fazer as coisas acontecerem”. Segundo ela, o momento foi marcado por relatos de experiências acadêmicas de professores e vivências de alguns estudantes e ex-estudantes, em sua formação no Instituto, durante o ensino superior.
“Aqui os alunos vão se descobrindo como futuros professores, desenvolvendo a capacidade de falar em público, planejar e se articular nas equipes de trabalho”, complementa a professora. Para a estudante de Ciências Biológicas, Maria Vitória Silva, integrante da organização do evento, o momento foi realizado para que os novos colegas se sentissem mais acolhidos, da forma mais completa possível.
Durante a programação, a professora Sádia de Castro mostrou o IFPI como uma instituição centenária, expondo sua história e a formação inicial de professores. Não faltaram ainda orientações acadêmicas, apresentação de representantes estudantis dos Centros Acadêmicos (CA´s), além de apresentações artísticas e musicais dos alunos do curso técnico em Instrumento Musical. “Destacamos a importância desta parceria com todos os integrantes da instituição”, ressaltou o professor Emanoel Nunes.