Notícias
Teresina Central promove encontro com professores para início das atividades remotas
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou, nesta quinta-feira, 06, de forma virtual, a atividade “Acolhimento docente: volta às aulas remotas”. A ação contou com a participação de professores, recepcionados pela Direção Geral, de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.
Na ocasião foram discutidos os desafios e perspectivas do ensino remoto no IFPI, acompanhamento dos alunos com deficiência e painel das ações do Teresina Central quanto às atividades remotas. Atualmente, o campus disponibiliza 998 salas virtuais. Os participantes realizaram ainda planejamento junto aos departamentos e coordenações.
“O momento é de desafio para exercer o nosso fazer pedagógico, docência e aspectos administrativos, de uma forma que ainda não estamos habituados”, comentou a pedagoga do Campus Avançado Dirceu, Maria Lacerda, que atua em colaboração técnica no Campus Teresina Central no apoio psicopedagógico aos alunos amparados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Antes de apontar as orientações pedagógicas para os professores que irão gerenciar o ensino de forma remota, lembrou que o desafio é também para o aluno e sua família, que está junto a ele enfrentando as atuais adversidades.
Durante a retrospectiva dos trabalhos, já realizados por uma equipe multidisciplinar, o diretor de Ensino do campus, Robson Alves, reforçou que as atividades obedecem à Resolução 14/20, aprovada pelo Conselho Superior, para oferta de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNP) no IFPI. “Trouxemos alguns pontos sobre o que estamos fazendo para reorganizar o calendário, inclusive informações sobre o atendimento referente ao Auxílio Conectividade, recurso financeiro importante para garantir a participação dos estudantes com dificuldades de acesso às atividades”. Segundo ele, foram realizados 558 pedidos de Auxílio Conectividade, 21 pedidos de Material Impresso, que serão entregues na casa do aluno, e 21 empréstimos de tablets para amparar estudantes que não possuem celular ou computadores em suas residências.
Enem 2020
Ao tratar sobre datas já definidas das provas impressas referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e versão online, que será feita em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a Direção mostrou que cumprir o calendário acadêmico demonstra a preocupação do campus em efetivar o compromisso com os alunos do terceiro ano que desejam formação profissional para entrar no mercado de trabalho ou seguir na verticalização, rumo às universidades. A proposição é fechar o primeiro bimestre até o dia 28 de agosto.
Avaliação
O momento foi esclarecedor para outras questões como: cronograma das aulas, onde e o que deve ser postado, acompanhamento das atividades, suporte de Tecnologia da Informação (TI) e registros no Q-Acadêmico. “O planejamento atende às necessidades do corpo docente. A maneira de termos a confiança e adesão de todos é poder ouvi-los”, disse Robson Alves.
“Parabéns pelo empenho da gestão na busca por soluções para tanta diversidade e aos colegas professores por estarem lutando para reaprender”, pontuou a professora Lidiana Ramos. “Vamos vencer e aprender com esta nova etapa da vida”, complementou Emanoela Maciel.