Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central promove III Semana da Química e Biologia

Notícias

Teresina Central promove III Semana da Química e Biologia

publicado: 09/11/2023 09h47 última modificação: 09/11/2023 09h47
Exibir carrossel de imagens O evento acontece entre os dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, no Campus Teresina Central

O evento acontece entre os dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, no Campus Teresina Central

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realiza, entre os dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, a III Semana da Química e Biologia (SEQUIBIO). O evento tem o intuito de promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Para isso, em diversos espaços do campus acontecem palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas, espaço interativo e feiras. Haverá ainda premiações para as categorias de apresentações: comunicação oral, relato de experiência e material didático, além de concurso de fotografia e melhor Trabalho e Conclusão de Curso.

 Em sua terceira edição, a SEQUIBIO trabalha o tema: Biodiversidade nos costumes e tradições nordestinas, relacionando a diversidade cultural da região nordeste do Brasil em suas produções. “Trazemos para o cenário de formação de professores essa temática, que é a nossa cultura, para popularizarmos cada vez mais a raiz nordestina, associando isso às causas urgentes, como a biodiversidade e sustentabilidade”, explica a professora de Ciências Biológicas, Marlucia Lacerda, acrescentando que a atividade é proposta e feita pelos próprios estudantes - professores em formação das licenciaturas em Química e Biologia e que estão em constante aprendizado de organização e elaboração de eventos.

 “A Sequibio é uma proposta de aprendermos mais sobre esse conjunto de Química e Biologia, áreas interligadas e que geram um grande conhecimento para nós, enquanto alunos”, comenta a estudante de Licenciatura em Química, Khrys Hellen Santos. Para o aluno João Rodrigues, é importante porque no local é possível fazer a relação entre a Biologia e a Química, duas áreas da ciência e da natureza que se completam. 

Na opinião do professor Joaquim Soares da Costa, à frente da oficina de produção de cajuína, a ideia é formar pessoas que tenham capacidade produzir a bebida natural, elaborada a partir de um fruto abundante no estado e que pode gerar riquezas para as famílias que estão no interior do Piauí.

A atividade é organizada pela comissão coordenadora dos cursos de Química e Biologia, com apoio dos Centros Acadêmicos e dos discentes de Biologia e Química.  

Confira a programação