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Teresina Central promove live sobre novas rotinas de aprendizagem e saúde mental

publicado: 20/05/2020 08h19 última modificação: 20/05/2020 08h19
Debate será transmitido no instagram do IFPI: @ifpiaui

Debate será transmitido no instagram do IFPI: @ifpiaui

O projeto de extensão “Prevenção se faz com informação”, desenvolvido pelo Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), trará em sua próxima discussão o tema “Novas rotinas de aprendizagem e saúde mental”. A live acontecerá nesta sexta-feira (22) e contará com a participação da professora Emanoela Maciel e do psicólogo Anderson Moura, ambos do IFPI. O debate será transmitido pelo Instagram do Instituto (@ifpiaui), às 10h.

A atividade oferece informações que orientam os estudantes nesse contexto de isolamento social, ajudando-os a enfrentar as dificuldades e dúvidas quanto aos aspectos importantes da sua realidade, como as possibilidades de retomada dos estudos.

De acordo com a assistente social Samara Pereira, que compõe o projeto, a saúde mental de estudantes - que tiveram suas rotinas acadêmicas abruptamente interrompidas e afetadas pela pandemia de covid-19 - está entre os aspectos que ganham destaque durante este período de isolamento. “Vivemos um contexto sem precedentes, marcado por instabilidade, que nos coloca diante de possíveis situações estressoras e quadros de ansiedade”, explica.

Sobre os convidados

A professora, Emanoela Maciel, é doutora em Educação e tem formação em Pedagogia e Psicologia. O psicólogo, Anderson Moura, é especialista em Saúde Mental, em Terapias Cognitivo-comportamental e Analítico Comportamental. Atua também no Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal e Teresina. Segundo eles, é preciso buscar informações sobre o que, preventivamente, é possível fazer para cuidar da saúde mental e de, alguma forma, manter as atividades de estudos de maneira saudável.

A temática

Volta-se para os processos de educação formal no atual cenário, para as capacidades humanas, as relações de aprendizagem, mediadas pelas tecnologias da informação, e sobre a importância do estabelecimento de novas rotinas, além do autocuidado e autoconhecimento como dimensões fundamentais nesse processo.

A atividade tem centralidade na defesa e proteção aos Direitos Humanos de adolescentes e jovens impactados pelas consequências socioemocionais, geradas pelas novas situações, trazidas pela pandemia, buscando minorar esses efeitos.