Notícias
Teresina Central realiza I Semana de Música, História e Memória do IFPI
Alunos, artistas, pesquisadores e professores renomados de diversas áreas participam da “I Semana da Música, Literatura, História e Memória do IFPI” e “VIII Seminário do Núcleo de História e Memória – NEHME-UFPI”. O evento acontece entre os dias 19 a 23 de novembro, no campus-Teresina-Central com intensa programação acadêmica e artística, com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas de música e recitais.
No primeiro dia de evento, aconteceu pela manhã a conferência de abertura com o professor João Valter da Universidade Federal de Campina Grande, a mesa-redonda “A história do IFPI contada por seus agentes integradores: professores, servidores, alunos e ex-alunos” que contou com a participação dos professores Frederico Marroquim, Francisco Santana, Fernando Rosas e do servidor técnico-administrativo, Ivan Oliveira e as oficinas de música: violão clássico, masterclass de violão clássico, baixo elétrico, flauta transversal, possibilidades de produção com instrumentos virtuais e programação MIDI e harmonia e improvisação.
No período da tarde a programação será composta pelas mesas-redondas “História e memória: museus e seu potencial educativo”, “reflexões e desafios sobre educação profissional e inclusão social: relatos de experiência”, as oficinas de música “aprimoramento da leitura musical através do método Dandelot”, “guitarra jazz”, “piano popular” e “Clarinete” e encerra com apresentação artística de Violão Solo do professor norte-americano Luther Enole.
De acordo com o professor Thiago Cabral, o evento é uma iniciativa para que profissionais de diversas áreas como a música, literatura, história e artes possam dialogar e construir elementos que proporcionem a constituição da história da instituição através de agentes que estão atuando e que já atuaram no contexto do IFPI sejam alunos, ex-alunos, professores, ex-profesores, técnico-administrativos. “Nós precisamos deste evento como um provocativo para ações conjuntas, inter e multidisciplinares para que muito em breve tenhamos um memorial da instituição e materiais publicados seja através de livros, artigos científicos que nos ofereçam uma visão justa e real do que foi vivido e o que se vive nesta Instituição”, disse.
Nos dias 20, 21, 22 e 23/11 acontecem mesas-redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos, apresentações artísticas, palestras, oficinas, apresentação do memorial digital do IFPI, documentário e a exposição “Quem fomos, quem nos tornamos”.
Confira a programação geral e a programação detalhada do evento