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Teresina Central realiza Workshop sobre conscientização inclusiva

publicado: 06/01/2017 14h17 última modificação: 19/01/2017 18h23
Exibir carrossel de imagens As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro.

As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Teresina Central realiza, nos dias 1 e 2 de fevereiro, o I Workshop sobre conscientização inclusiva. A  atividade está sob a coordenação da professora Lidana de Siqueira Nunes Ramos com a colaboração de alunos deficientes e não deficientes do Campus.

As inscrições serão realizadas até o dia 31 de janeiro, na sala do NAPNE, localizada no prédio B do Campus Teresina Central. Os interessados devem doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue a instituições que atendem pessoas com deficiência. Os participantes irão receber certificado de 20h.

O evento irá apresentar e divulgar as competências e metas do NAPNE dentro do IFPI; expor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), através de palestra proferida por especialista na área educacional inclusiva; discutir os entraves e avanços na área de educação inclusiva e feira de exposição com caracterização das deficiências auditiva, visual, física e intelectual contendo materiais e equipamentos educativos e acessíveis destinados à educação inclusiva, banners explicativos e folders.

Profissionais com diferentes tipos de deficiência participarão de uma mesa-redonda, onde apresentarão suas experiências e os entraves e avanços da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Segundo os organizadores, o Workshop objetiva promover uma cultura de convivência harmoniosa com as pessoas com necessidades específicas e expor as exigências legais da aplicabilidade da educação inclusiva entre docentes, técnicos administrativos e discentes do campus.

NAPNE -  O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas possui entre as suas competências: supervisionar as políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades específicas; participar das políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão para compor o planejamento da instituição de modo a atender as pessoas com necessidades educacionais especificas;  avaliar e propor diretrizes e metas a serem alcançadas na proposta de inclusão; elaborar, em conjunto com os docentes e núcleo pedagógico dos Campi, programa de atendimento aos alunos com necessidades específicas e auxiliar professores a adequarem  as suas aulas conforme o programa definido além de articular o processo de ingresso de novos alunos no IFPI.

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