Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central terá mesa-redonda sobre sanfona e baião

Notícias

Teresina Central terá mesa-redonda sobre sanfona e baião

publicado: 22/05/2023 11h47 última modificação: 22/05/2023 11h47
Evento terá participação do músico sanfoneiro piauiense, Sivuquinha.

Evento terá participação do músico sanfoneiro piauiense, Sivuquinha.

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, por meio da Coordenação do Curso Técnico em Instrumento Musical, promove, na próxima quarta-feira, 24, a mesa-redonda intitulada “A sanfona, o baião e o arranjo da identidade nordestina”.

O evento é gratuito e será realizado das 15h às 17h, no auditório Carmem Sinott, com a participação dos professores Alfredo Werner (IFPI–Zona Sul), Adelino Frazão e o convidado externo, músico sanfoneiro piauiense, radicado em Brasília, Sivuquinha.

O público-alvo são os alunos do curso técnico em Instrumento Musical e comunidade acadêmica em geral. Segundo professor Thiago Cabral, será o momento oportuno para aprimoramento das práticas musicais desenvolvidas pelos professores e alunos do curso. Integra ainda as atividades desenvolvidas no projeto de ensino "Seminários de história da música popular brasileira", desenvolvido neste semestre pelo professor Alfredo Werner.

Sobre Sivuquinha

Gonçalo Aquino Cardoso, o Sivuquinha, é natural de Regeneração-PI. Aos quinze anos começou a tocar profissionalmente, primeiro o banjo, depois a sanfona. Em 1968, com apenas 20 anos, tornou-se conhecido como sanfoneiro por grande público nordestino, ao se apresentar no programa Pioneira do Sertão, da Rádio Pioneira, em Teresina.

Em 1974, mudou-se para o Distrito Federal, onde em pouco tempo tornou-se também pianista popular e se desenvolveu como autodidata em diversas áreas do universo musical. Em Brasília, apresenta-se frequentemente em teatros, bares culturais, clubes e programas de rádio e TV. Foi professor de acordeom popular nos cursos pontuais da Escola de Música de Brasília e deu também aulas particulares de acordeom, teclado e prática de conjunto. Como compositor, arranjador e pianista, gravou o disco Canções pela Paz, com músicas de sua autoria e a participação de renomados instrumentistas, como o maestro Manoel Carvalho e o professor Paulinho do Trombone.

Participou como acordeonista de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde tocou com Manoel Carvalho, Joel Barbosa, Alencar Sete Cordas, Ademir Júnior e outros grandes músicos do Brasil e do exterior. Teve também o privilégio de tocar com o mestre Sivuca, na TV Bandeirantes. Em julho de 2008, fez turnê pelo Nordeste, tendo realizado shows em Teresina e diversas cidades do interior do Piauí. Em 2009, recebeu condecoração do governo do Estado do Piauí, pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira no campo da música.