Notícias
Campus Teresina Zona Sul executa projetos em parceria com órgãos estaduais

Durante a conferência foi realizada a abertura do projeto de extensão “Aromas e Sabores da Solidariedade”
Na segunda-feira, 16, gestores do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveram uma conferência para abordar os pilares de uma política estadual de segurança alimentar e nutricional. Foram destacados o fortalecimento da rede de voluntários para projetos sociais, organização e fortalecimento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Piauí (CONSEA) e o combate ao desperdício de alimentos. Também participaram da conferência, representantes da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e da Central de Abastecimento de Teresina (Nova Ceasa), além de alunos dos cursos de Cozinha e Gastronomia.
Durante a conferência foi realizada a abertura do projeto de extensão “Aromas e Sabores da Solidariedade”, desenvolvido pelas professoras Mariana Morais e Edna Chaves. O objetivo principal do projeto é proporcionar aos membros das entidades assistenciais beneficiadas pelo Banco de Alimentos da Nova Ceasa conhecimentos sobre técnicas de sustentabilidade por meio da educação ambiental e conservação de alimentos, além de aplicações de oficinas gastronômicas que possam originar novos produtos e gerar fonte de renda por parte dessa população.
As docentes relatam que o desperdício de alimentos é um fator potencializador da insegurança alimentar e da fome no mundo. Os dados estatísticos apontam que o que vai para o lixo, falta na mesa de milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que sofrem com o manejo inadequado, compras excessivas dos consumidores e falta do melhor aproveitamento dos alimentos, fatores determinantes para o desperdício de frutas, legumes, verduras, raízes e tubérculos.
Buscando reduzir esse desperdício de alimentos e garantir o direito à alimentação às populações mais vulneráveis, são realizados investimentos nos bancos de alimentos, que desempenham um importante papel no combate ao desperdício alimentar e à fome. Esses bancos de alimentos possuem capilaridade, alcançando a população que não têm acesso às políticas públicas.
“Apesar da distribuição dos alimentos para o público de baixa renda, o problema do desperdício alimentar ainda perdura. É um dever de nós, como cidadãos e profissionais, atuar no combate ao desperdício e garantia do direito à alimentação. Nesse contexto, o projeto Aromas e Sabores da Solidariedade visa contribuir com o combate ao desperdício de alimentos, minimizando os danos ambientais e reduzindo a insegurança alimentar”, comentaram as docentes.
Estiveram presentes na conferência, pelo IFPI, a diretora de Ensino, Mariana Morais, o chefe de Departamento de Administração e Planejamento, Paulo André Meneses, e a professora Edna Chaves; a superintendente de Parcerias e Concessões, Érica Feitosa; o gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, Jorgenei Moraes; e a representante do CONSEA, Janice Lustosa.