Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Docentes e discentes da pós-graduação em Educação Física e Saúde do Campus Teresina Zona Sul publicam artigo científico

Notícias

Docentes e discentes da pós-graduação em Educação Física e Saúde do Campus Teresina Zona Sul publicam artigo científico

publicado: 29/03/2023 11h50 última modificação: 29/03/2023 12h12

Os discentes Cláudio Fernando Gomes Gonçalves, Adriana Machado Lima e Maria Cláudia Pereira Learte,  do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Física e Saúde, do campus Teresina Zona Sul, orientados pelos professores Cyntia Meneses de Sá Sousa e Irineu de Sousa Júnior, tiveram seu artigo, oriundo do TCC do curso, aprovado e publicado  na revista científica  Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - CPAQV Journal, com qualis B2.

O artigo intitulado "QUALIDADE DO SONO, PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ADOLESCENTES ESCOLARES" objetivou analisar os parâmetros relacionados à qualidade do sono e sua associação com o nível de atividade física e comportamento sedentário em adolescentes escolares do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Zona Sul. E como resultado principal mostrou que a maioria dos alunos apresentam má qualidade de sono, comportamento sedentário e não atingiram a quantidade mínima de atividade física semanal recomendada pela OMS.

De acordo com a literatura científica, a qualidade do sono e a prática de atividades físicas são fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida e no caso dos estudantes, ocasiona melhora no rendimento acadêmico.  

Os dados encontrados mostraram que a maioria dos alunos do campus Teresina Zona Sul precisam ser estimulados a aumentarem a prática regular de atividades físicas para que possam melhorar, entre outros fatores, a qualidade do sono e assim obterem uma melhor qualidade de vida e por conseguinte melhor rendimento, melhora na vida social e saúde mental.

Diante dos achados, o artigo recomenda que a comunidade escolar e profissionais de saúde estimulem a adoção de comportamentos mais saudáveis para o público analisado.