Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Projeto do Campus Teresina Zona Sul mistura Cozinha Piauiense e Literatura de Cordel

Notícias

Projeto do Campus Teresina Zona Sul mistura Cozinha Piauiense e Literatura de Cordel

publicado: 01/02/2023 08h05 última modificação: 01/02/2023 08h05
Exibir carrossel de imagens O objetivo do projeto é divulgar pratos identitários do estado de uma forma inovadora

O objetivo do projeto é divulgar pratos identitários do estado de uma forma inovadora

Unir a Literatura de Cordel e as tradicionais preparações culinárias piauienses é a ideia do projeto “Receitas em poesia para as redes sociais”, do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A iniciativa envolveu os alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia e os vídeos resultantes da iniciativa estão sendo disponibilizados via Instagram.

De acordo com o professor de Gastronomia e idealizador do projeto, Carlos Lustosa, o objetivo é divulgar pratos identitários do estado de uma forma inovadora. “Quando ministrei a disciplina Cozinha Piauiense, descobri que uma das alunas, a Noemi Priscila, gostava de escrever poemas no formato de cordel e veio a ideia de transformar as receitas piauienses em versos. Sugeri para a turma fazermos este projeto e todos abraçaram a ideia”, explica o docente. Lustosa acrescenta que os próprios alunos da disciplina foram responsáveis pela filmagem e execução dos pratos enquanto a estudante escrevia os poemas.

“Eu sempre gostei de escrever e tive como inspiração minha irmã, que sempre gostou muito de poesia”, conta a jovem Noemi Priscila. Ela ressalta o orgulho de participar do projeto e da importância que é valorizar a cultura alimentar e popular do Piauí. “Se nós que somos piauienses não valorizarmos o que é nosso, ninguém vai falar pela gente”, acredita.

O primeiro vídeo lançado fala sobre a peta, um biscoito de goma (polvilho), bastante popular no Piauí, cuja origem é desconhecida mas que tem preparações similares no interior de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “A goma é um ingrediente que tem origem no Brasil, com os indígenas. Ele é um produto derivado da mandioca, assim como a farinha e a puba. O mais provável é que a peta tenha surgido como uma adaptação de alguma receita portuguesa feita com os ingredientes disponíveis aqui”, explica Carlos Lustosa.

Os próximos vídeos devem abordar o creme de galinha, a bomba, o sequilho, entre outras preparações. Para acompanhar o projeto, basta seguir o perfil do Campus Teresina Zona Sul no Instagram.

O objetivo do projeto é divulgar pratos identitários do estado de uma forma inovadora

Gastronomia Piauiense

O IFPI é a única instituição pública no estado a ofertar o curso de Gastronomia, nos campi Teresina Zona Sul e São Raimundo Nonato. Entre as disciplinas ministradas, está Cozinha Piauiense, que aborda as preparações tradicionais e identitárias presentes na vida e na história do Piauí, bem como suas sociabilidades e relação com o dia a dia da população.

Cordel

A literatura de cordel tem como grandes características destacar os saberes orais, o bom humor e a identidade da população ao mesmo tempo em que informa e diverte quem a lê. No Piauí, nomes como Francisco Perez de Sousa, o “Chico dos Romances” e Josefina Ferreira Gomes de Lima, são alguns representantes desta arte que, inclusive tem no estado a Academia Piauiense de Literatura de Cordel, desde 2014, a primeira do país.