Notícias
Teresina Zona Sul inicia assistência às pessoas com incontinência urinária
O Campus Teresina Zona Sul iniciou as atividades do Laboratório de Incontinência (LABINC), mantido com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa, Estruturação e Reestruturação Laboratorial (PROAGRUPAR – INFRA – IFPI).
O Laboratório tem como objetivos realizar assistência especializada de enfermagem as pessoas com Incontinência Urinária e contribuir para o aperfeiçoamento, atualização científica e integração entre profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica em Teresina.
A Incontinência Urinária é considerada como qualquer perda involuntária de urina. Nessa situação, a pessoa faz xixi mesmo sem ter vontade. Segundo o International Continence Society (ICS), a Incontinência Urinária possui uma alta taxa de prevalência, variando entre 25 a 45%, sendo mais comum no sexo feminino.
Dentre os fatores de risco para a sua ocorrência destacam-se: o processo de envelhecimento, traumas pélvicos, obesidade, tipo de parto, climatério, constipação intestinal, uso de anti-hipertensivos, fumo, depressão e a prática de exercícios físicos intensos.
“O projeto possui caráter inovador, pois possibilitará a realização da assistência especializada as pessoas que apresentam tal quadro, uma vez que o público será atendido por uma profissional Estomaterapeuta - Especialista da área de enfermagem que atua no tratamento preventivo, terapêutico e reabilitacional de pacientes que apresentam quadro de incontinência urinária”, explicou a enfermeira Estomaterapeuta Elaine Carininy.
O LABINC, é um projeto que beneficia a comunidade acadêmica e externa, pois visa atender alunos, servidores efetivos, servidores terceirizados, pais de alunos, moradores do bairro em que o campus está localizado e enfermeiros que atuam na atenção básica no município de Teresina.
Para ser atendido no LABINC, a pessoa interessada deverá agendar o atendimento no setor de Enfermagem do campus ou através dos telefones: 89.99441-1083 ou 3131-4811, no horário de 14h as 19h.