Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Teresina Zona Sul promoverá Mostra Arnaldo Albuquerque

Notícias

Teresina Zona Sul promoverá Mostra Arnaldo Albuquerque

publicado: 12/06/2023 13h47 última modificação: 12/06/2023 13h47

Nesta sexta-feira, 16, a Biblioteca Prof. José Gomes Campos do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI), realiza a Mostra Arnaldo Albuquerque, com exibição de filmes produzidos por Arnaldo, além de conteúdos extras e inéditos deixados pelo artista, como fotografias e quadrinhos, além de um bate-papo com o curador do acervo Bruno Baker. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Arnaldo Albuquerque é um nome importante da cultura marginal oriunda dos anos 1970, inquieto transitou pelas artes gráficas, quadrinhos, cinema, fotografia, entre outros suportes. Sempre avesso aos holofotes, Arnaldo levou a arte marginal como ideologia de vida, mesmo assim teve participações em jornais importantes da época como O Pasquim.

“Um artista multimídia piauiense que está na base das peripécias inventivas da curtinália – nome sob o qual são colocados múltiplos agentes culturais que atuaram em Teresina na década de 1970 e seguintes. A sua obra, fragmentária como de modo geral são as criações ditas contraculturais, circula entre diferentes mídias, sendo o quadrinho a sua mais significativa expressão. Com editoria de Cinéas Santos publicou, em 1977, a revista Humor Sangrento, a qual figura como uma de suas principais criações. Mas Arnaldo foi acima de tudo um artista inventivo, espécie de “para-raio” para onde convergiam as peripécias inventivas da curtinália. Foi quem filmou, em superoito, o clássico O Terror da Vermelha, cuidando, depois, da difícil articulação dos rolos de superoito, para tanto utilizando fita durex. É um ícone de sua geração. Como muitos, esmagado pela Tristeresina”, explicou o professor Edwar Alencar Castelo Branco, coordenador do Grupo de Trabalho História, Cultura e Subjetividade da Universidade Federal do Piauí.

Recentemente os filmes de Arnaldo Albuquerque foram exibidos em importantes festivais do Brasil, no Cinelimite da Cinemateca de São Paulo, e internacionais, na Eye Internacional Conference em Amsterdam.

“A Biblioteca Prof. José Gomes Campos na busca por desenvolver a divulgação e a troca da nossa história e da nossa arte se coloca parceira das pesquisas e dos artistas que desenvolvem a cultura, se comprometendo com a função das bibliotecas de serem mediadoras sócio-culturais”, disse a bibliotecária Isabel Lima.