Notícias
Teresina Zona Sul promoveu palestra sobre Repositórios e suas finalidades
A Equipe Gestora do laboratório INOVAMAKER do Campus Teresina Zona Sul realizou na tarde de ontem, 31, uma palestra sobre Repositórios e suas finalidades, ministrada pela professora Cátia Regina Furtado da Costa, através da parceria com o Mestrado profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI/UFDPar de Parnaíba.
A atividade foi destinada ao público interessado no tema e para formação dos integrantes do laboratório INOVAMAKER, que está sendo implantado para auxiliar a comunidade acadêmica no desenvolvimento da cultura learning by doing, potencializando o processo de ensino e aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares de todas as áreas de conhecimento do campus. Além disso, esse espaço de inovação visa estimular o empreendedorismo institucional e realizar parcerias com empresas privadas almejando solucionar problemas da comunidade.
Os repositórios institucionais e temáticos apresentam-se como peça-chave para o processo de comunicação científica e preservação digital, oferecendo novas oportunidades para o compartilhamento da informação, contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão, uma que vez que proporcionam aprendizagem, visibilidade, armazenamento e recuperação.
O tema foi selecionado devido à necessidade de conhecer todas as etapas de planejamento, execução e manutenção de um repositório institucional, um dos objetivos do laboratório INOVAMAKER que visa implantar no campus Teresina Zona Sul um repositório técnico-acadêmico que contemple todas os eixos de ensino do campus.
A Equipe Gestora desse laboratório é composta pelas coordenadoras Mariana Morais, Elenilce Mourão e Ocilma Monteiro, professores parceiros dos mais variados cursos ofertados no campus, estagiário e discentes. Todos afirmam que essa mudança cultural e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, despertará o interesse dos alunos pelas ciências, pesquisa e inovação tecnológica. “Isso impactará diretamente na formação profissional e elevará indicadores educacionais como o índice de eficiência acadêmica dos cursos ofertados pela instituição”, concluiu Mariana Morais.