Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Teresina Zona Sul realiza palestra pelo Setembro Amarelo

Notícias

Teresina Zona Sul realiza palestra pelo Setembro Amarelo

publicado: 15/09/2017 10h25 última modificação: 15/09/2017 10h25

O campus Teresina Zona Sul realizou, na última quinta-feira, 14, no refeitório do campus, Palestra de Preservação da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo, mês escolhido pela Organização Mundial de Saúde para mobilização em torno do tema Suicídio.

A palestra foi ministrada pelo CVV – Centro de Preservação da Vida, através da fala de Thais Pessoa. A atividade foi planejada e organizada pelo setor de saúde do e faz menção ao dia 10 de setembro, dia mundial de prevenção ao suicídio e ao setembro amarelo.

A fala de Thais Pessoa, voluntária do CVV, foi pautada no incentivo e na importância do diálogo. “O silêncio que envolve o suicídio só piora a situação, por isso devemos quebrar esse tabu, devemos falar sobre nossas fragilidades, enfrentar esse tabu, mostrar que todo problema tem solução”, frisa.

A palestrante falou ainda da necessidade de conhecer os sinais, ver as mudanças de humor, observar e combater a automutilação, recorrente principalmente entre os jovens e explica: “os sentimentos estão tão machucados [por dentro] que as pessoas precisam se automutilar para que, por alguns segundos, possam esquecer a dor psicológica em detrimento da dor física”. E completa: “a ajuda profissional é indispensável, é o profissional quem sabe a melhor forma de lidar. Em Teresina, nós temos um programa muito importante chamado ProVida, desenvolvido no hospital Lineu Araújo, centro da capital, pronto para atender quem estiver precisando. Nós, do CVV recebemos treinamento e estamos sempre prontos para dialogar, para ouvir”, concluiu.