Notícias
Teresina Zona Sul realizou a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Nos dias 29 e 30 de outubro, a Biblioteca Prof. José Gomes Campos, do Campus Teresina Zona Sul, realizou as atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), com o tema: “Biblioteca Inclusiva: caminhos para o leitor com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs)”.
Instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, a SNLB é uma semana comemorativa, com início no dia 23 e término em 29 de outubro, que visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
A abertura do evento contou com a apresentação musical do professor Emanuel de Carvalho Nunes e alunos do campus, seguida por premiação dos estudantes que mais retiraram livros emprestados na biblioteca do campus durante o ano de 2024.
A palestra de abertura abordou a temática: “Biblioteca Inclusiva na formação de leitores com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs)”, ministrada pela bibliotecária Mariana Briese Porto e mediada pelo professor Ricardo Feitosa de Carvalho, e tratou dos desafios e as perspectivas da educação inclusiva, destacando a importância da acessibilidade e da utilização de recursos assistivos, de tecnologias assistivas e de adaptações pedagógicas como meios para oportunizar a inclusão de estudantes com deficiência (PCD), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades (ou superdotação) nos ambientes escolares como aspectos importantes para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
A programação do evento contou com palestras; oficinas; bate-papos; minicursos; lançamento de livro; apresentações de trabalhos acadêmicos e literários e música.
Também foi realizada exposição do acervo (recursos assistivos e tecnologias assistivas) utilizado em centros de atendimentos educacionais especializados e nas salas de recursos multifuncionais da rede estadual de educação no município de Teresina-PI, voltados para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs).
As atividades, organizadas por servidores do campus com a colaboração de monitores (estudantes do campus) foram gratuitas e tiveram como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados (ensino médio integrado), concomitantes/subsequentes e Proeja do campus Teresina Zona Sul.