Engenharia Civil
Perfil profissional de conclusão:
Em conformidade com a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 5.194/66 referente às atividades profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo, e a Resolução CNE/CES 11/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e o Parecer CNE/CES nº 01 de Janeiro de 2019, o Engenheiro Civil formado pelo IFPI deve ser um profissional “capaz de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, ele deve ter a ambição de considerar os problemas em sua totalidade, em sua inserção numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões”, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas.
Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
De maneira sintética, a partir do que estabelece a Resolução nº 2, de 24/04/2019, o perfil do egresso deve ter, dentre outras, as seguintes características:
I - Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II - Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III - Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV - Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V - Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
Campo de atuação:
Com este perfil profissional, o Engenheiro Civil, formado pelo IFPI estará habilitado para trabalhar em empresas de construção civil e em obras de infraestrutura de barragens, de transporte e de saneamento; em obras ambientais e hidráulicas; em serviço público e privado, em instituições de ensino e de pesquisa; em serviços autônomos.
Duração:
Mínimo: 5 anos (10 semestres)
Máximo: 10 anos (20 semestres)
Carga horária: horas
Turno: Integral
Detalhes de Curso:
Docentes
Horários
Projeto Político Pedagógico (PPC) (Ingressos anterior a 2023)
Projeto Político Pedagógico (PPC) - Atual
(Código) Grau: (1483806) Bacharelado em ENGENHARIA CIVIL
Modalidade: Educação Presencial
Data de início do funcionamento do curso:
Periodicidade (Integralização): Semestral
Carga horária mínima: 4020horas
Vagas autorizadas: 40
Coordenador: Lucas Pablo Rodrigues Luz
Situação de funcionamento: Em atividade
Forma de ingresso: Vestibular, Editais de Transferência e Editais de Portador de Curso Superior
Requisito: Ensino Médio Completo
Endereço de Oferta do Curso
Avenida Pedro Freitas - 1020 - São Pedro - 64.018-000 - Teresina-PI
Ato Regulatório Vigente:
Autorização de Curso
Documento: RES. Nº 27/2019
Data do Documento: 24/04/2019
Arquivo para download: Documento