Saneamento
Perfil profissional de conclusão e Campo de atuação:
O egresso do Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento na forma Integrada é um profissional que atua de forma criativa, ética, empreendedora, consciente do impacto socioambiental e cultural de sua atividade. Esse profissional deverá demonstrar as capacidades de: coordenar projetos e obras de aterros sanitários; supervisionar a disposição e reciclagem de resíduos em unidades de compostagem; desenvolver, coordenar e executar projetos de obras de sistemas e estação de tratamento de águas (captação, transporte, tratamento e distribuição) e de esgotos (coleta, transporte, tratamento e disposição final); executar e fiscalizar obras de drenagem urbana; realizar a manutenção de equipamentos e redes; estruturar o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras; controlar os procedimentos de preservação do meio ambiente; fiscalizar atividades e obras; realizar vistorias, inspeções e análises técnicas de projetos, obras e processos; e promover a educação sanitária e ambiental.
Organização Curricular:
A estruturação do Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento na forma Integrada, orientada pelo princípio da interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação curricular, está organizada por quatro núcleos. Sendo eles:
a) Núcleo Tecnológico (carga horária total de 1000 horas): refere-se aos métodos, técnicas, ferramentas e outros elementos das tecnologias relativas ao Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento na forma Integrada. Contempla as unidades curriculares específicas da formação profissional, identificadas a partir do perfil do egresso que instrumentalizam: domínios intelectuais das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso; fundamentos instrumentais de cada habilitação; e fundamentos que contemplam as atribuições funcionais previstas nas legislações específicas referentes à formação profissional.
b) Núcleo Integrador (carga horária total de 180 horas): trata-se de um espaço da organização curricular ao qual se destinam as unidades curriculares que se referem aos conhecimentos e habilidades inerentes à educação básica e técnica e que possuem maior área de integração com as demais unidades curriculares do curso em relação ao perfil do egresso. Tem o objetivo de ser o elo comum entre o Núcleo Tecnológico e o Núcleo Básico, criando espaços contínuos durante o itinerário formativo para garantir formas de interação e articulação entre os diferentes campos de sabres específicos. Corresponde a cada Eixo Tecnológico em que se situa o curso e compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização de tal eixo no sistema de produção social. Contempla os processos produtivos sociais, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética, profissional, ética da tecnologia, cidadania, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho, trabalho, tecnologia e poder, convivência com o bioma.
c) Núcleo Básico (carga horária total de 1800 horas): compreende os conhecimentos e as habilidades nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vinculados à Educação Básica deverão permear o currículo dos cursos técnicos de nível médio, de acordo com as especificidades dos mesmos, como elementos essenciais para a formação e o desenvolvimento profissional do cidadão.
d) Núcleo Complementar (carga horária total de 220 horas): refere-se à ampliação, diversificação, complementação de competências e habilidades acerca de conceitos, temas, conteúdos de interesses dos alunos, de modo a favorecer o protagonismo do estudante na escolha do seu itinerário formativo. Compõe-se de unidades curriculares eletivas complementares que possam enfocar situações da prática social dos estudantes, oportunizando espaços de diálogo, construção do conhecimento e de tecnologias para o desenvolvimento pessoal e social do educando.
Eixo Tecnológico:
Infraestrutura
Duração:
Mínima: 3 anos
Máxima: 6 anos
Carga horária:
3.200 horas
Estágio (não obrigatório):
300 horas
Modalidade de oferta:
Presencial
Turno:
Diurno