Notícias
Campus Valença desenvolve projeto de Educação Ambiental
O Campus Valença do Piauí teve projeto de pesquisa sobre Educação Ambiental aprovado no Edital 8/2023 - PROPI/REI/IFPI - PIBIC AF CNPq – 2023, com o
O projeto, desenvolvido sob orientação da professora Rosane Carvalho Leite e com apoio da bolsista Anislany Pinheiro dos Santos, tem como objetivo fundamental sensibilizar os alunos para a relevância da Educação Ambiental em sua formação como cidadãos conscientes e engajados. Os estudantes do curso de Meio Ambiente estão participando ativamente desde a escolha dos Temas Contemporâneos Transversais até a execução de projetos interdisciplinares que conectam esses temas com suas disciplinas de formação geral.
“Este projeto almeja não somente preparar os alunos para suas futuras carreiras, mas capacitá-los para enfrentar os desafios ambientais e sociais do mundo contemporâneo. Através da Educação Ambiental, os estudantes estão desenvolvendo uma consciência crítica e uma compreensão aprofundada das questões que envolvem o meio ambiente e a sociedade”, disse a professora Rosane.
O projeto encontra-se em desenvolvimento, com avaliações contínuas desempenhando um papel crucial. O campus Valença está monitorando o engajamento dos alunos, sua participação na seleção de temas e seu desempenho nos projetos interdisciplinares. A expectativa é de que, ao término do projeto, os alunos não apenas tenham adquirido conhecimentos sólidos sobre Educação Ambiental, mas também estejam preparados para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.
“O IFPI campus Valença está firmemente comprometido em fornecer uma educação de alta qualidade que prepara os alunos para serem cidadãos ativos, conscientes e comprometidos. A adoção da Educação Ambiental como pilar fundamental deste projeto é apenas o começo de uma jornada promissora, e o campus aguarda com grande expectativa os resultados desta abordagem inovadora em sua educação profissional e tecnológica. Equipados com uma visão ampla e consciente, esses estudantes estão prontos para enfrentar os desafios do mundo e contribuir para um futuro mais sustentável”, falou o diretor geral do campus, Antenor Fortes de Bustamante.