Notícias
Servidores do IFPI publicam artigo na área de Química em revista internacional
Professora do Campus Valença, Leanne Silva de Sousa, teve o artigo intitulado “Study of the kinetic and thermodynamic parameters of the oxidative degradation process of biodiesel by the action of antioxidants using the Rancimat and PetroOXY methods”, aceito para publicação na revista Fuel que faz parte do acervo da Elsevier, uma das maiores editora de literatura médica e científica do mundo.
Na pesquisa, é feito um estudo sobre como a adição de antioxidantes ao biodiesel pode inibir ou retardar o processo oxidativo. O artigo mostra uma comparação da atividade antioxidante de extratos de boldo, orégano, manjericão, quercetina, e pirogalol em biodiesel derivado de óleo de soja.
Parte dos resultados dessa pesquisa foram obtidos com colaboração científica do pesquisador Jurandy do Nascimento Silva, técnico do Laboratório de Análise de Alimento e Saneamento do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí.
Também são coautores do artigo os pesquisadores Marco Aurélio Suller Garciaa, Ellen Cristina Pereira Santosa, Adriano Gomes de Castroa, Carla Verônica Rodarte de Moura e Edmilson Miranda de Moura, todos do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí.
O artigo publicado é parte do projeto de Tese da professora Leanne Sousa, que atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ-UFPI).
Confira o artigo. (texto em inglês)