Notícias
Valença realiza colheita de batata-doce biofortificada
Aconteceu nesta segunda-feira, 11 de junho, a colheita de uma área experimental de batata doce biofortificada no Campus Valença. A atividade teve a participação dos alunos do 2° módulo do curso técnico de agropecuária. As batatas serão usadas no refeitório do IFPI como incremento na alimentação dos alunos.
Segundo o professor Ernando Macêdo, este trabalho foi desenvolvido em parceria com a EMBRAPA, que fez a doação das ramas de batatas para serem multiplicadas na área experimental do IFPI. Agora as batatas serão distribuídas para alguns agricultores da região como forma de incentivá-los a aumentar a diversidade de alimentos para consumo e comercialização.
O aluno Marcus Vinícius acompanhou todo o ciclo da cultura e destacou a importância das práticas de manejo que foram adotadas na condução do trabalho, as quais obedeceram os princípios de produção agroecológica.
A batata doce biofortificada apresenta em média 115 microgramas de betacaroteno por grama de raízes frescas, enquanto que as batatas-doces convencionais de polpa branca têm até 10 microgramas. O betacaroteno é um carotenoide antioxidante e precursor importante da vitamina A.