Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Valença realiza eventos em homenagem ao Dia do Agricultor

Notícias

Valença realiza eventos em homenagem ao Dia do Agricultor

publicado: 02/08/2017 14h03 última modificação: 02/08/2017 17h54

O Campus Valença do Instituto Federal do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Valença do Piauí e o Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável Vale do Sambito, realizou, no dia 28 de julho, diversos eventos relacionados ao Dia do Agricultor.

Foram realizados o 1º Dia do Agricultor, a 3° Feira Territorial da Agricultura Familiar do Vale do Sambito, o 1° Dia do Campo do IFPI, o 2° Torneio de Cabras leiteiras do Vale do Sambito e o Concurso de Projetos Inovadores.

Com o intuito de subsidiar o homem do campo e o corpo discente do campus, houve palestras, oficinas e minicursos com temas como resgate e preservação de sementes e animais crioulos; inovações tecnológicas em agroenergia, alimentos e bebidas; produção racional de ovinos e caprinos; produção agroecológica de galinhas caipiras e defensivos agrícolas naturais.

Além dos palestrantes, oriundos de várias instituições, como EMBRAPA, Banco do Nordeste, UESPI, Marie Capri, SDR, SEBRAE, IFPI, CONAB, SEPLAN, os produtores locais apresentaram experiências exitosas na agricultura familiar.

A 3° Feira territorial contou com a comercialização de diversos produtos regionais, tais como: cajuína, doces de frutas regionais, hortaliças, artesanato em cerâmica, palha e reciclados, castanha, polpa de fruta, petas, broas e bolos, frutas e verduras.  

O Dia de campo foi conduzido pelos seguintes professores do eixo de agricultura/agropecuária: Fábio Nunes do Nascimento, Elvis Ramos Vieira, Gian Carlo Carvalho e Wanderson Fiares de Carvalho, que demonstraram várias pesquisas e possibilidades produtivas para o semiárido piauiense e para o Vale do Sambito.

Os alunos do IFPI colaboraram com a organização e participaram das diversas atividades, incluindo o 1º Concurso de Projetos Inovadores para Vale do Sambito, com apresentação de 6 projetos.

Na ocasião o reitor, Paulo Henrique Gomes de Lima, juntamente com o diretor geral do Campus Valença, Antenor Fortes de Bustamante, o diretor de ensino Francisco Alves Frazão Filho, e os coordenadores dos eixos, inauguraram os laboratórios de Meio Ambiente, Agropecuária, Biologia, Química, Física e Matemática.

O evento permitiu ainda, o lançamento oficial do edital de Chamada Pública n° 01/2017 do Campus Valença, no qual o chefe do Departamento de Administração e Planejamento do Campus, Flávio Sousa Santos relatou que haverá aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Na cerimônia oficial de encerramento o Reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima empossou, oficialmente o novo Diretor geral do Campus, o professor Antenor Fortes de Bustamante.